sábado, 10 de abril de 2010

A Patagônia
A Patagônia argentina é uma região geográfica da Argentina formada pelas províncias de Rio Negro, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo. Planalto localizado no sul do país predominantemente frio e úmido.Paisagem composta por florestas,geleiras e lagos.O significado para Patagônia é Pé Grande, devido aos nativos que foram confundidos com gigantes.A Patagônia Argentina é um vasto território cheio de mistério, que tem um forte magnetismo, e um incrível poder de sedução, capaz de apaixonar todo aquele que se aproximar destas terras deixando-se abraçar pela imensidão de seus horizontes, até se entregar rendido frente a tão contundente demonstração da insignificância do ser humano diante da sublime grandeza da natureza.

Enigmática como poucas regiões no mundo, a Patagônia propõe seu primeiro desafio ao tentar decifrar a origem de seu nome. Sobre ele, existem diferentes versões que indicam a Fernão de Magalhães como autor.
Uma delas associa o nome à observação, por parte do navegante, de grandes pegadas realizadas pelos Tehuelches, um povo nativo da região, que se caracterizavam por serem altos e terem uma forte contextura. Outra, diz que Magalhães utilizou o termo “Patagón”, fazendo alusão a um monstro literário, personagem de uma famosa novela medieval. Formada pelas províncias de La Pampa, Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego, com uma superfície de 930.731 Km² e uma população total de 2.037.545 habitantes, cada lugar da Patagônia Argentina oferece variadas opções de descanso, lazer e aventura, em um contexto onde a exuberante natureza é a grande protagonista.
A mítica Ruta 40
A estrada mais longa e espetacular da Argentina. Em seu trajeto de quase 5.000 km, esta estrada atravessa quatro províncias da Patagônia, fazendo deste itinerário uma experiência única e irrepetível. O Km 0 da Ruta Nacional 40 está localizado em Cabo Vírgenes, no extremo sul do continente americano, na Província de Santa Cruz, e seu trajeto, paralelo à Cordilheira dos Andes, chega até a Puna, em Jujuy. A Ruta Nacional 40, criada em 1935, une de norte a sul onze províncias de três regiões do país. Seu trajeto pela Patagônia abrange mais de 2.700 km, dos quais aproximadamente a metade é de cascalho e a outra metade é de asfalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário